sistema de ventilação

Sistema de Ventilação dos Aviônicos Airbus A320

Quando se fala em sistemas críticos de uma aeronave, os aviônicos estão entre os mais sensíveis. São eles que garantem desde a navegação até o controle de voo. Mas para que tudo isso funcione com precisão, é necessário manter esses sistemas operando em temperaturas ideais — e aí entra o protagonista do nosso artigo: o sistema de ventilação dos aviônicos.

Como funciona o sistema?

Em aeronaves como o Airbus A320, o sistema de ventilação dos aviônicos é um complemento vital ao sistema de ar condicionado. Ele é responsável por arrefecer os computadores de aviônicos, os instrumentos do cockpit e os painéis de disjuntores.

Esse sistema é composto por dois ventiladores principais:

  • Blower fan (ventilador de insuflação)
  • Extraction fan (ventilador de extração)

Esses ventiladores operam continuamente sempre que o sistema elétrico da aeronave está ativo, garantindo a circulação constante de ar pelos equipamentos eletrônicos.

Modos de operação

O controle é feito automaticamente pelo Computador de Ventilação de Equipamentos Aviônicos (AEVC), que gerencia o funcionamento dos ventiladores e das válvulas externas de admissão e exaustão, conhecidas como skin valves. O sistema alterna entre três configurações, de acordo com as condições de voo e a temperatura da fuselagem:

  • Circuito aberto: válvulas de admissão e exaustão abertas (utilizado apenas em solo).
  • Circuito fechado: ambas as válvulas fechadas, com o ar sendo resfriado através do trocador de calor da fuselagem (skin heat exchanger). Essa configuração é usada em voo ou em solo quando a temperatura está baixa.
  • Circuito intermediário: válvula de entrada fechada e saída parcialmente aberta — usada, por exemplo, para remoção de fumaça em voo.

Redundância e segurança

O sistema ainda é equipado com válvulas auxiliares para permitir o uso de ar condicionado do cockpit em caso de falha das válvulas principais. Dessa forma, mesmo com avarias, os aviônicos continuam recebendo ventilação adequada.

Além disso, em caso de necessidade de manutenção com o avião no solo, é possível colocar as válvulas em posição manual, mantendo o fluxo de ar necessário para manter os computadores refrigerados.

Manutenção e precauções

Durante procedimentos de manutenção em dias chuvosos, é recomendado colocar o sistema em modo fechado para evitar a entrada de água pela válvula de entrada. Isso evita o risco de danos aos equipamentos eletrônicos sensíveis.

Também existem procedimentos específicos previstos na MEL (Minimum Equipment List) para operar a aeronave mesmo em caso de falha em uma das válvulas de ventilação, com as devidas deativações e configurações manuais.


Conclusão

O sistema de ventilação dos aviônicos pode passar despercebido pelos passageiros e até por alguns profissionais da aviação, mas sua função é fundamental para manter o cérebro eletrônico da aeronave operando com segurança. Para quem trabalha com manutenção, entender esse sistema é um diferencial — e uma responsabilidade.

Quer aprender mais sobre sistemas de aviônica e preparar-se para atuar com confiança nesse setor?

MENTORIA PARA CHECK DA CHT NO AIRBUS A320

ELETRÔNICA DE AERONAVES BASIC AVIONICS

Acesse nosso canal no YouTube e fique por dentro.

Tags:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *